Have an account?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Licitação do transporte público de Maceió - Capítulo IV


Licitação dos Transportes Urbanos de Maceió é "esquecida" na Câmara

por Emanuelle Oliveira


O projeto para que a licitação do transporte urbano seja realizada ainda não tem prazo para ser apreciado na Câmara Municipal de Maceió. O lançamento do edital para a concorrência deveria ter acontecido até o final do ano passado. No entanto, houve a necessidade de realizar audiências públicas para debater a questão com a sociedade e órgãos como a Superintendência de Transporte e Trânsito e Transpal.

Segundo o vereador Ricardo Barbosa a mensagem número 28, enviada pelo prefeito Cícero Almeida ainda não foi lida para se transformar em projeto de lei e ser apreciada pala Comissão de Constituição e justiça e seguir para a Comissão de assuntos urbanos e serviços públicos. Ele contou que foram realizadas sessões públicas, sendo necessário que a votação ocorra com o máximo de urgência na Casa.

“Realmente não sei porque essa mensagem ainda não foi lida, não sei o que a bancada quer avaliar. Sou um dos poucos vereadores de oposição, mas isso tem que ser votado independente do executivo municipal. A licitação foi um assunto trazido pelo justiça, junto com o MP. É fundamental melhorar a condição dos ônibus na capital alagoana, que tem um dos piores e mais caros sistemas de transporte coletivo do Nordeste”, ressaltou.

O vereador lembrou que os empresários do setor precisam investir na qualidade e acessibilidade da frota e empresas de outros Estados, que devem participar da licitação, poderiam ajudar a melhorar o transporte coletivo. “A frota atual está sucateada e há mais de uma década não acontece uma concorrência pública. Precisamos de empresas que possam oferecer bons serviços à população”, destacou Barbosa.

Segundo ele entre as principais reclamações da população acerca do transporte urbano em Maceió está a demora no intervalo dos ônibus e a pouca quantidade de veículos, já que com o crescimento da região do Tabuleiro do Martins, por exemplo, não houve ampliação das linhas. “Encontramos muitos problemas na frota, como os horários em que os ônibus circulam, além dos monopólios”, ressaltou.

Fonte: Cada Minuto

_______________________________



_______________________________

Comentário do blog:

Lembramos que não será apenas a licitação que resolverá os problemas do transporte coletivo de Maceió. O ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, explica o que um sistema de ônibus precisa para funcionar satisfatoriamente:





Este trecho de video foi retirado do documentário "Soluções para o trânsito", produzido pelo Discovery Channel. Se quiser assistir ao documentário completo, clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário