Have an account?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Preparativos para o DMSC 2012


Aconteceu, na manhã de hoje (04), a primeira reunião para tratar da organização do Dia Mundial Sem Carro – DMSC e da Semana Nacional de Trânsito - SNT de 2012, a serem realizados na terceira semana do mês de setembro. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH e foi coordenada pelo Sr. Antônio Facchinetti, da Associação Alagoana de Ciclismo – AAC. Participaram da reunião funcionários dos órgãos: SEMARH, DETRAN, SEMED, participantes da Bicicletada de Maceió e o proprietário de uma loja de bicicletas.

A reunião teve início às 9h30, com a explanação do Sr. Facchinetti sobre os objetivos da Semana Nacional de Trânsito e do DMSC. Facchinetti também falou sobre a dificuldade em contactar outros órgãos para participar desta reunião. Em seguida, Samuel Tenório, proprietário de uma loja de bicicletas, questionou os participantes sobre qual seria a melhor forma de sensibilizar as pessoas a aderirem ao movimento.

Renan Silva, que trabalha na Coordenadoria de Segurança do Trânsito do DETRAN, fez um relato de uma experiência que teve para pegar um ônibus do bairro da Jatiúca à Pajuçara e esperou por cerca de uma hora. Para Renan, as pessoas se acostumaram com isso e não se revoltam por não saberem que pode ser diferente. Renan disse que considera importante trazer para o debate os movimentos sociais que reivindicam a melhoria do transporte coletivo. Jorge Fireman, funcionário da SEMED, colocou que é difícil estimular as pessoas a usarem o transporte coletivo se o mesmo não atende. Fireman concorda com Renan, que é necessário agregar os movimentos sociais.

Daniel Moura, participante da Bicicletada de Maceió, lembrou que, neste ano de 2012, o DMSC antecederá as eleições municipais (para prefeito e vereador) e que seria importante envolver os candidatos no debate sobre a necessidade de reduzir o uso do automóvel na cidade e estimular outras formas de deslocamento.

Carlos Alberto, representante da AAC, lamentou a falta de vontade das pessoas em participarem de protestos, por estarem desacreditadas dos resultados dos protestos nas ações dos gestores. Jorge Fireman reforçou que, geralmente, são apenas dois ou três reclamando e o restante “esperando”.

Em seguida, discutiu-se sobre as parcerias a serem feitas com instituições governamentais. Questionou-se se a iniciativa deveria partir dos movimentos sociais ou dos órgãos públicos. Fernanda Café, funcionária da SEMARH, disse que, se partisse dos órgãos seria mais interessante, pois já faz parte do calendário dos mesmos a realização de eventos como esse.

Renan Silva sugeriu que fossem agregadas outras entidades ao debate, como o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, que realizará, no mês de novembro, o Congresso Panamericano de Arquitetos e que pode ter interesse em participar das discussões sobre Mobilidade Urbana. Renan lembrou também da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, já que a partir da publicação da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes serão obrigados a ter Plano de Mobilidade Urbana para conseguir recursos federais. Renan sugeriu que o evento seja dividido em duas partes: uma mais institucional e outra com caráter mais reivindicatório. Renan disse não conseguir enxergar órgãos públicos, como a SMTT, por exemplo, criticando o que eles deixam de fazer.

Bruno Jaborandy, participante da Bicicletada de Maceió, sugeriu envolver os jovens nas discussões, dando um caráter mais cultural ao evento, com a apresentação de bandas e sessões de cinema para debate sobre Mobilidade Urbana. Bruno disse que o mais importante no DMSC é fazer com que as pessoas voltem a ocupar os espaços públicos, que voltem a viver a cidade.

Por fim, discutiu-se um pré-calendário para as atividades da SNT e do DMSC. Ficou agendada a próxima reunião para o dia 12/07/2012, no DETRAN.


Clique aqui e veja como foi o Dia Mundial Sem Carro de 2011.