Have an account?

sábado, 24 de agosto de 2013

Cicloviagem pelo sul da Alemanha

 
* por Maria Cecilia Setton
 
Em junho desse ano, eu e meu marido Eduardo fizemos uma fantástica viagem de bicicleta pelo sul da Alemanha durante cinco dias. A ideia de fazer essa viagem de bike surgiu bem ao acaso: marcamos nossas férias e decidimos ir para Alemanha passar 13 dias por lá. Como pedalo com bastante frequência em Maceió e já havia conversado com algumas pessoas que fazem cicloviagens pela Europa, me veio a ideia de fazer parte dessa viagem de bicicleta. A primeira coisa que fiz foi procurar informações na internet sobre passeios e viagens de bicicleta pela Alemanha. Não esperava que fossem aparecer tantas opções de empresas que prestam esse tipo de serviço. A partir daí já comecei a perceber como a utilização da bicicleta é valorizada e priorizada nos países desenvolvidos, bem diferente do Brasil. Depois de pesquisar bastante, entrei em contato com a empresa Bike Tours Direct (BTD) para obter mais detalhes sobre as rotas de bike. Escolhemos uma rota de cinco dias, pelo sul da Alemanha, saindo da cidade de Würzburg até a cidade de Donauworth, cuja operação seria da empresa local Velotours. Essa rota corresponde a um trecho da famosa Rota Romântica, um passeio obrigatório para quem visita o sul do país. O pacote que fechamos com a Velotours (através da BTD) incluía aluguel das bikes, hospedagem em todas as cidades, transporte das nossas bagagens de uma cidade para outra e os mapas da rota. Detalhe: nossa viagem seria self-guided, ou seja, somente Eduardo e eu, sem nenhum guia. No total pagamos 600 euros por pessoa. Alguns dias antes da viagem, recebi vários e-mails da BTD com informações sobre os hotéis, dicas sobre o passeio, informações sobre as bicicletas etc. Tudo muito bem explicado. Troquei vários e-mails com eles e sempre foram muito atenciosos.
 
Já estávamos na Alemanha havia dois dias quando chegamos à primeira cidade da cicloviagem (que também é a cidade de entrada para a rota romântica): Würzburg. Ao chegar ao hotel reservado pela BTD, nossas bikes e os mapas da rota já estavam lá nos aguardando. Nesse primeiro dia, fizemos um passeio pela linda cidade de Würzburg, onde bicicletas, carros, ônibus e pedestres convivem em perfeita harmonia.


 Mapas e informações fornecidos pela Velotours

 
Palácio Residenz em Würzburg

No dia seguinte, saímos de Würzburg com o objetivo de completar os 65 km até o primeiro destino: a cidade de Bad Mergentheim. No começo ficamos um pouco atrapalhados com o percurso, pois fiz uma modificação na rota fornecida pela empresa e as placas de sinalização das rotas de bicicleta ainda não estavam aparecendo. Mas nada grave, apenas demoramos um pouco mais do que o esperado no percurso. Depois dos primeiros 15 km começaram a aparecer as placas das rotas exclusivas para bicicletas. A partir daí nem mesmo os mapas eram mais necessários, pois a sinalização era excelente. A maioria do percurso foi feito em ciclovias exclusivas, longe das rodovias e cortando florestas, pastos, plantações e pequenos vilarejos. Apenas em alguns trechos, andamos por vias secundárias compartilhadas por carros. Ainda assim, era raro ver um carro passar e quando isso acontecia, os motoristas diminuíam a velocidade e tomavam uma distância enorme dos ciclistas. Respeito total!

Placas das rotas de bicicletas informando as distâncias e direções

Ciclovia em meio à plantação de trigo
 
 
Trilha no meio da floresta

Chegamos a Bag Mergentheim após 8 horas de viagem, pois era impossível não parar a cada 2 km para apreciar as belezas dos lugares e tirar milhões de fotos. Fizemos uma parada mais longa no meio do dia para almoçar em uma das charmosas cidadezinhas da rota romântica, cujo  nome é impronunciável (Tauberbischofsheim).

Parada para o almoço em Tauberbischofsheim

Nosso destino no segundo dia era a cidade mais famosa da rota romântica, Rothenburgob der Tauber. Essa cidade, assim como várias outras da região, ainda preserva a arquitetura e o clima de cidade medieval e nos dá a impressão que voltamos no tempo. Até hoje a cidade é cercada por um muro, construído na idade média para protegê-la de ataques inimigos.

Entrada da cidade de Rothenburg ob der Tauber

Praça principal (Marktplatz) de Rothenburg

O clima estava muito agradável nesse dia, não choveu nem fez muito calor e o passeio de 55 km foi fantástico.


No terceiro dia sofremos um pouco com a chuva que, apesar de não ser muito forte, nos acompanhou durante quase todo o percurso. Apesar do frio, pedalar debaixo de chuva também foi uma experiência sensacional. Depois de 65km, chegamos em Dinkelsbühl, cidade muito charmosa e bem mais calma que Rothenburg, sem aquela loucura de turista pelas ruas.


 
Chegada em Dinkelsbühl debaixo de chuva

Nos dois últimos dias, os percursos eram um pouco mais curtos e  os fizemos em menos tempo, assim deu para aproveitar mais as cidades.  Nosso último destino foi a cidade de Donauworth e, para fechar com chave de ouro, a BTD nos reservou o melhor hotel da viagem, super aconchegante e localizado na parte alta da cidade, de onde se via paisagens incríveis. Ao chegar no hotel, devolvemos as bikes e aproveitamos o resto do dia no hotel, com aquela sensação de dever cumprido e ao mesmo tempo saudades dos momentos vividos. 

Sem dúvida, essa experiência foi única em nossas vidas. Conhecemos o país de uma forma muito peculiar e intimista, vivenciamos a verdadeira cultura do local e o estilo de vida das pessoas, sem a influência do comum “feito para turista ver” que encontramos nas grandes cidades. Recomendo a todos!


Margem do rio Wornitz

 
Vista do Park Hotel em Donauworth