Have an account?

segunda-feira, 20 de maio de 2013

5ª Conferência Municipal das Cidades


Conferência das Cidades vai debater habitação, saneamento e mobilidade urbana, no dia 24

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla), convida a todos os maceioenses para participar da etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades. O evento tem como finalidade pensar a cidade na sua integralidade, ou seja, discutir questões relacionadas a temas como habitação, saneamento e mobilidade urbana, principais eixos que serão tratados no encontro. A Conferência de Maceió será realizada no próximo dia 24, no Centro de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá.

Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a conferência é uma oportunidade dos cidadãos darem opiniões e participarem de forma direta do planejamento da cidade. “Fazer o planejamento da cidade é uma atitude, antes de tudo, de responsabilidade social e de cidadania. Não há desenvolvimento, sem planejamento, sem estruturação e a participação popular é de extrema importância para a democratização deste processo”, ressaltou.

A etapa Maceió da Conferência das Cidades tem como título “Reforma Urbana Já: Quem muda a cidade somos nós”. Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de discutir alguns dos problemas mais comuns nas grandes cidades brasileiras.

Os delegados da 5ª Conferência serão os responsáveis pela confecção de um diagnóstico da capital alagoana, que posteriormente será enviado à Presidente Dilma Rousseff. Vale ressaltar, que qualquer cidadão de Maceió pode se credenciar no dia do evento para se tornar um delegado. Também será eleita uma comissão composta por 60 delegados para representar Maceió na conferência nacional que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro próximo.

Participação Democrática

A comissão organizadora da 5ª Conferencia é composta por representantes do poder público municipal, movimentos populares, sindicatos, empresas privadas e Organizações não Governamentais (ONGs).

Representando o poder público estão as secretarias municipais de Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla); Comunicação Social (Secom); Infra-estrutura e Urbanização (Seminfra); Assistência Social (Semas); Habitação (SMHPS) e Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), além das superintendências de Limpeza Urbana (Slum); Transito e Transporte (SMTT) e Controle e Convívio Urbano (SMCCU).

O Gabinete do vice-prefeito, a Câmara de Vereadores e a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Condec) também participam da conferência, assim como unidades de ensino superior, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac).

Programação

Dia 24

7h30 às 10h – Credenciamento/ lanche
8h30 às 9h – Composição da mesa de abertura
9h às 9h20 – Abertura do evento (Secretário de Planejamento e Prefeito)
9h20 às 10h20 – Leitura e aprovação do Regulamento da Conferência
10h20 às 11h – Leitura/explanação do texto base para a Conferência
11h às 12h20 – Diagnóstico do Desenvolvimento Urbano em Maceió

12h20 – Intervalo para almoço

13h30 Retorno – Divisão dos trabalhos em grupos
- Grupo 1 – Habitação em Maceió
- Grupo 2 – Saneamento e seus elementos
- Grupo 3 – Mobilidade Urbana
- Grupo 4 – Política Urbana/Plano Diretor em Maceió
16h – Retorno à Plenária para apresentação, discussão e aprovação das propostas
17h – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
18h – Plenária de Encerramento
 

5ª Conferência das Cidades
Data: 24 de maio de 2013
Hora: 7h30
Local: Centro de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá

 
 
Fonte: Prefeitura de Maceió