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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ônibus com porta do lado esquerdo?

No dia 29/08/2011, quando participávamos da 7ª reunião (de uma série de oito), no Ministério Público Estadual, para discutir a implantação de infraestrutura cicloviária em Maceió, o representante da SMTT, Sr. José Moura Amaral, apresentou uma imagem com a simulação de um VLT – veículo leve sobre trilhos circulando na Av. Fernandes Lima. Moura informou aos presentes que a proposta tornar-se-ia realidade até a Copa de 2014.


Vale ressaltar que, àquela data, já estava em andamento a elaboração do edital de licitação do serviço de transporte coletivo de Maceió, sobre o qual foi dedicada uma audiência pública no mês anterior.

Se o leitor pôde prestar atenção, estão circulando em Maceió alguns ônibus com portas tanto do lado direito (como é comum), quanto do lado esquerdo (apenas uma, sem degraus). Tal fato tem nos intrigado bastante.


Seriam ônibus de outras cidades que foram comprados pelas empresas de transporte urbano de Maceió? Seria alguma proposta da Prefeitura de implantar mão inglesa na cidade? Seria algum corredor de ônibus na Av. Fernandes Lima, com paradas no canteiro central, ou seja, abrindo a porta pelo lado esquerdo? Não! Moura mostrou que o que a SMTT pretende implantar na Fernandes Lima é um bonde, um trem, um VLT (ou seja lá como se queira chamar), algo que circule sobre trilhos, não pneus.

José Pinto de Luna deixou o comando da SMTT no último dia 14. Na última postagem de seu blog, ainda à frente da SMTT, intitulada “Corredor de ônibus na Fernandes Lima”, Luna afirma que fora iniciado um processo licitatório para “contratação de uma empresa de engenharia, especializada na elaboração de projetos básicos para construção de um corredor de transporte, ligando o trevo da Polícia Rodoviária Federal, no entroncamento da via expressa, à Praça Centenário, aproveitando parte do canteiro central da avenida Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, com estações compactas de transbordo ao longo do percurso, nos moldes construído na cidade de Uberlândia/MG, propiciando embarques e desembarques pelo lado esquerdo dos ônibus, cuja frota já está sendo renovada com essa característica.”

No subtítulo da postagem, Luna diz que o motivo da escolha por um corredor de ônibus, no lugar do VLT, se deveu à “incerteza da concretização do projeto VLT por parte do Governo Federal”. Tal incerteza citada por Luna é referente aos escândalos envolvendo o Ministério das Cidades e a implantação do VLT em Cuiabá, para a Copa de 2014, que fez com que as negociações fossem suspensas em Maceió.

Na verdade, o que nos chamou atenção não foi o fato da Prefeitura ter tomado a iniciativa de executar o corredor exclusivo (seja sobre pneus, seja sobre trilhos) mesmo sem o apoio do Governo Federal. O mais curioso nisso tudo é a questão dos ônibus com a porta do lado esquerdo. Luna diz em seu blog:

“... cuja frota já está sendo renovada com essa característica.”

Ora, estamos em meio à elaboração do edital para licitação do serviço de transporte coletivo de Maceió. Portanto, antes de realizar a licitação, não sabemos (ou pelo menos não deveríamos saber) se serão as mesmas empresas que continuarão prestando o serviço, se serão parte delas, ou se haverá uma mudança total no sistema.

Então, como é que as empresas que atuam hoje já estão renovando sua frota para algo que ainda nem entrou em funcionamento? Será que os empresários já têm certeza que ganharão a licitação?

Intrigante, não?


PS: Estamos nos articulando para uma reunião com o novo superintendente da SMTT, Sr. Ranilson Campos, como fizemos no início de 2011, quando José Pinto de Luna assumiu a SMTT. Pretendemos apresentar-lhe a ideologia da Bicicletada e, se possível, questioná-lo sobre seus planos à frente da SMTT. Se você quiser que levemos alguma pergunta ou mesmo se quiser nos acompanhar na reunião, escreva para bicicletadademaceio@gmail.com para que possamos mantê-lo(a) informado(a).