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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O trânsito de Maceió tem solução!

27% de todos os deslocamentos na cidade de Freiburg (cidade ao Sul da Alemanha) são realizados por Bicicleta

* por Lincoln Paiva


Taxa de Motorização não impacta na Mobilidade Urbana Sustentável

Como um país com uma taxa de motorização tão alta, algo em torno de 1,5 (o equivalente a 1,53 pessoas para cada carro) consegue ter uma Mobilidade fantástica, ótima qualidade de vida, níveis reduzidos de poluição?

Para você ter uma idéia, a Cidade de São Paulo tem taxa de Motorização de 1,8 ( 1,8 pessoas para cada carro) menor do que Freiburg, mas nem é preciso dizer porque temos 200 km de congestionamentos quase que diarimente. Mas se você não sabe e ainda anda de carro todos os dias na cidade, deveria saber.

Em Freiburg basta dar apenas uma pequena volta no centro da cidade (de preferência a pé) para obter a resposta, mas se você ainda tem dúvidas e gostaria de mais explicações como eu, então precisa falar diretamente com o Prefeito da Cidade, eu consegui uma audiência através de uma negociação realizada pela Green Mobility.


Em 1969, Freiburg desenhou um plano de mobilidade urbana para a cidade. Já naquela época, eles previram que uma taxa de motorização crescente poderia provodar um verdadeiro caos numa cidade Medieval como a deles, o desafio era: como preservar a história da cidade e sem comprometer o desenvolvimento da cidade?

Eles fizeram um plano de Mobilidade para 2020, com a estimativa de crescimento e desenvolvimento, imaginando integração modal e quantidade ideal para a divisão modal da cidade na seguinte ordem:

Notem que a meta para 2020 foi batida em 1999.

A divisão modal de Freiburg permite obter uma mobilidade extremamente sustentável, sem altos custos de infraestrutura para a cidade. Eles possuem mais de 420 km de ciclovias e o transporte público consegue atender a demanda de transportes em períodos de inverno, pois além dos VLTs (que atende 90% dos bairros), tem um ótimo serviço de trens, rede de ônibus que atendem bairros mais afastados e ainda possuem uma rede de Car-sharing bastante eficiente integrado ao "Bilhete único" da cidade.


Basta olhar o número de bicicletas estacionadas (em dia normal) que você percebe porque a cidade de Freiburg é considerada uma das cidades mais Sustentáveis do Mundo, imagine se todas estas bicicletas fossem carros?


Era tanta bicicleta que era impossível ver o final do estacionamento...

Agora, se você acha que a topografia de São Paulo é acidentada, faz muito calor ou muito frio, é porque você não conhece Freiburg, uma cidade que tinha tudo para ser uma catástrofe em relação a Mobilidade, no entanto, a população quis uma cidade diferente.

Que cidade você quer viver?



Comentário do blog:

O texto mostra que Freiburg começou a planejar um novo modelo de Mobilidade para a cidade em 1969. Também foi nessa época que Copenhague, capital da Dinamarca resolveu resgatar aos pedestres os espaços que antes eram dominados por automóveis. Hoje, estas cidades estão colhendo seus frutos e se mostrando para o mundo como exemplos de cidades do futuro.

É muito comum ouvirmos a população e os próprios gestores públicos maceioenses dizerem que “Maceió não foi uma cidade planejada”, para continuar justificando todos os problemas de Mobilidade Urbana que temos. Mas quando é que vamos parar de repetir isso e vamos começar a planejar?