Have an account?

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A mobilidade e as bicicletas de Amsterdam, ao vivo, 24h por dia

Por Willian Cruz

Para se ter uma leve ideia de como é a vida numa cidade que prioriza outras formas de transporte que não o deslocamento individual em automóvel, vale a pena dar uma conferida nessa webcam (clique na imagem abaixo):

 Imagem da webcam da TERENA em Koningsplein, Amsterdam (Holanda). Clique para ver ao vivo.

Essa câmera transmite ao vivo, 24 horas por dia, o que se passa na Koningsplein, uma praça em Amsterdam (veja no mapa). Você vai notar que são poucos os automóveis, boa parte deles sendo usados para entregas de mercadorias e não para transportar pessoas. Há muitas bicicletas, pedestres e, se você esperar um pouco, poderá até ver passar o bonde (tram) que aparece nessa foto.

Sim, há bondes circulando em várias cidades da Europa. Eles compartilham espaço nas ruas com carros, pessoas, bicicletas e ônibus, como deve ser. O bonde, algo que nos parece arcaico devido à cultura automobilística que se instaurou por aqui, auxilia bastante na mobilidade urbana por ser um transporte de massa, não poluente, com acesso facilitado e horários definidos. Como os carros não atrapalham seu fluxo, ele consegue cumprir razoavelmente bem seus horários.

Saiba mais sobre o tram neste post esclarecedor de Daniel Duclos

Nesse ponto de Amsterdam, as bicicletas circulam junto aos automóveis, em uma ciclofaixa (de transporte e permanente) pintada na lateral da via. Há sempre muitas bicicletas estacionadas na praça, de pessoas que foram a algum lugar por perto. Passam bicicletas por ali o tempo todo, veja nas imagens.

“Ah, mas aqui é diferente…”

Acha que nada disso funcionaria no Brasil? Impossível fazer o brasileiro ter esse nível de civilidade, convivência e educação? Então leia o texto nós não somos dinamarqueses, do Denis Russo, e pense duas vezes.

Fonte: Vá de Bike