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quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os Planos e as obras


Antes de tratarmos do assunto específico dessa postagem, queremos esclarecer que não fazemos parte de qualquer grupo ou partido político favorável ou contrário à atual gestão municipal. O que pretendemos nessa postagem é trazer informação à população maceioense, para que ela possa entender os rumos que vem tomando e os rumos que são pretendidos para nossa cidade.

Foi ao ar no último sábado (16) o programa “Almoçando com a Notícia”, na TV Mar (canal de TV a Cabo de Maceió). Esteve presente ao programa o atual secretário municipal de infraestrutura. A impressão que se tem é que o programa faz publicidade das obras realizadas (e por realizar) na atual gestão municipal. No final do trecho abaixo, tem-se a impressão de que o nome do secretário estaria sendo lançado como futuro candidato (01-02) a prefeito de Maceió. Confira:




"Guarda esse nome! Guarda esse nome! Quem sabe, né?"


Dentre as obras apresentadas no programa, uma nos motivou a escrever no blog: a rodovia presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também conhecida como “Ecovia Norte”.





Não é pelo fato de pretenderem dar o nome de uma pessoa viva a um logradouro público, nem o prefixo “eco” que dá a conotação de uma avenida “ecológica” (apenas porque terá ciclovia e canteiro central), apesar de servir primordialmente para transportar o meio de transporte menos ecológico já inventado: o carro. O que nos motiva é a necessidade de trazer para o conhecimento da população o que está por trás dessa obra.


Revista distribuída pela Prefeitura de Maceió durante a realização da Conferência das Cidades de 2010.


A Prefeitura apresenta como justificativa para a construção da rodovia a intenção de “facilitar o fluxo de veículos quase sempre congestionado na Avenida Fernandes Lima”. Desse modo, declara sua incompetência para resolver os problemas de congestionamento da avenida já existente e, como solução, apresenta a construção de uma nova via.




Esse pensamento ultrapassado, fundamentado no rodoviarismo da década de 1960, ainda está presente no senso comum do cidadão maceioense. Enquanto os países de primeiro mundo já perceberam a ineficiência do transporte individual, aqui acredita-se ainda que quanto maior a frota de automóveis da cidade, mais desenvolvida ela é. E para abrigar toda essa frota, deve-se construir o maior número de vias, pontes e viadutos que o orçamento municipal permitir.

No entanto, se mudássemos a maneira de nos deslocarmos, poderíamos multiplicar por 10 ou até 20 a capacidade de uma via, descartando assim a “necessidade” da construção de outras vias.




O corpo técnico da Prefeitura já percebeu que essa mudança é necessária. Porém, prefeito e secretários sofrem pressão de empreiteiras e investidores imobiliários: aqueles mesmos que financiam as campanhas eleitoarais e que, durante o mandato, querem algo em troca para fazer valer o investimento.

Qual o interesse de uma empreiteira na construção de novas vias? Simples. A obra pela obra. Qual o interesse de um investidor imobiliário na construção de uma rodovia ligando o Benedito Bentes a Guaxuma? Simples também. A valorização astronômica que as terras lindeiras terão.

Ao construir a rodovia com recursos públicos e com o discurso de que melhorará o deslocamento da população do Benedito Bentes a Guaxuma (mesmo que esse não seja um desejo de viagem e mesmo que nenhum estudo tenha sido feito demonstrando tal desejo), a Prefeitura favorecerá os proprietários dessas terras desabitadas com a disponibilização da infraestrutura necessária à sua ocupação.




Com isso, uma fazenda com aspecto de área rural transformar-se-á em área urbana, da noite para o dia, beneficiando os proprietários daquelas terras. "Pipocarão" loteamentos e condomínios onde for possível habitar no acentuado relevo da região norte de Maceió. Mas, você sabe quem são os donos daquelas terras? Nem nós...

Contudo, se há quem queira comprar os lotes que serão vendidos, se há demanda, não há porque ser contrário à ocupação daquela região, não é? Porém, se ainda não conseguimos resolver os problemas de infraestrutura da cidade que temos hoje, por que vamos expandi-la? Não estaríamos assim ampliando o problema?

Entenda um pouco mais desse assunto com o texto de Thiago Guimarães.

- A Cidade das Curtas Viagens

... Ou em outras postagens do nosso blog:

- Ideias equivocadas

- Uso racional do espaço


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A foto abaixo foi tirada no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, em 19/06/2008, uma semana antes de acontecer a 1ª Bicicletada de Maceió. Nesta ocasião, na presença do Instituto Ruaviva, fora lançado o processo de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade dos Transportes Não-motorizados.


Reunião para início do Plano de Mobilidade dos Transportes Não-Motorizados, com a participação do Instituto Ruaviva - 19.06.2008


Já se passaram quase 3 anos e não vemos qualquer resultado do Plano. A informação que temos (que não é oficial, apenas boato) é que a Prefeitura teria guardado o plano na gaveta a pedido dos empresários de ônibus que temiam perder passageiros caso as condições de tráfego de bicicletas fossem melhoradas.


Audiência Pública para tratar do Plano de Mobilidade dos Transportes Não-Motorizados - 14.08.2009


Audiência Pública para tratar do Plano de Mobilidade dos Transportes Não-Motorizados - 02.06.2010


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O vídeo abaixo é de 08/07/2009. A partir desta data, temos acompanhado as notícias referentes à (falta de) licitação dos transportes coletivos de Maceió.





Desde então, inúmeras reportagens foram ao ar tratando do assunto. Diversos gestores foram entrevistados (inclusive alguns que nem estão mais na Prefeitura) e as desculpas para continuar adiando o processo foram muitas. Em meio a essas entrevistas, foi anunciado que a Prefeitura estaria dando início a um Plano Diretor de Transportes Urbanos – PDTU, já que podemos concordar que apenas a licitação não solucionaria o problema. Porém, não vemos resultado nem da licitação, nem do plano...


Na Prefeitura de Maceió é assim: quando se quer fazer algo, coloca-se o trator na rua; quando não se quer, dá-se início a um Plano.