Have an account?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saiu ontem no G1




Dia Sem Carro no Rio tem 105 mil viagens a menos em automóveis
Segundo a prefeitura, índice de adesão chegou a 3,5% na cidade.
Trecho do Centro do Rio vai ter proibição de estacionamento mantida.
Tássia Thum

A adesão ao movimento do Dia Mundial Sem Carro foi considerada satisfatória pela Prefeitura do Rio. De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Engenharia e Trânsito (CET-Rio), cerca de 105 mil viagens em carros particulares deixaram de ser feitas nesta quarta-feira (22). O número representa uma adesão de 3,5% dos cariocas à campanha, que propôs trocar o automóvel pelo transporte público ou pelas bicicletas.

Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, nesta quarta foram produzidos uma quantidade três vezes menor de monóxido de carbono, no Centro, onde o estacionamento em algumas áreas foi proibido, e em Copacabana, na Zona Sul da cidade.

O objetivo da ação, que se iniciou em 1988, na França, é conscientizar as pessoas sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa e ressaltar a importância do uso sustentável dos meios de transporte.

Estacionamento segue proibido no Centro


O Dia Mundial Sem Carro termina nesta noite, mas a CET-Rio promete deixar como legado algumas iniciativas que promovam o uso de transporte público. O estacionamento nas ruas Buenos Aires e Alfândega, no trecho entre a Rua 1º de Março e a Avenida Rio Branco, no Centro, será proibido. A proibição representa 46 vagas a menosna região.

Nesta quarta, mais de 2 mil vagas no Centro ficaram com o estacionamento proibido, o dobro de 2009.

"Essas ruas são muito estreitas, com muitas lojas, e não se adequam ao estacionamento. Com esta iniciativa tentamos estimular o uso racional do automóvel e incentivar o uso do transporte público", disse o subsecretário municipal de transportes, Romulo Orrico.

Recorde de bicicletas alugadas

De acordo com os cálculos da prefeitura, muitos cariocas optaram em usar as bicicletas. As estações de aluguel do veículo bateram recorde e todas as 190 bicicletas espalhadas em 19 estações foram alugadas.

Neste ano, foram rebocados 78 carros, entre eles 13 motos, e o número de multas por estacionamento irregular no Centro chegou a 330. No ano anterior foram 91 veículos guinchados e 190, multados. Nesta quarta, em toda a cidade, foram multados 697 veículos.

Zonas 30 vai ficar

Outra medida que adotada pela prefeitura que será permanente é a redução de velocidade para no máximo 30 km/h em nove bairros das zonas Oeste, Norte e Sul, para permitir o tráfego de bicicletas e carros em uma mesma via.

Os bairros que terão a chamada Zona 30, já adotada em Copacabana desde 2009, são: Grajaú, Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, Del Castilho, Ilha do Governador, Anchieta, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Ipanema.

Fonte: G1 - RJ