Have an account?

domingo, 2 de janeiro de 2011

Nesse verão, vá à praia de bicicleta


Nesse verão, em vez de perder seu tempo em engarrafamentos, queimando gasolina e respirando a fumaça do carro que vai à sua frente, experimente ir à praia de bicicleta. Você vai ver que não é nenhuma coisa do outro mundo e vai ter o prazer de observar as belas paisagens de um ângulo muito mais amplo e sentir cheiros que você não sentiria trancado dentro de um carro, além de praticar uma atividade física e manter o corpo em forma.



A Praia do Francês (ao sul) e a Praia de Paripueira (ao norte), ficam a cerca de 25 km de Maceió, distância que você pode percorrer facilmente em uma hora, caso esteja com um bom condicionamento físico. Caso ainda não esteja, e queira alcançar esse condicionamento, você pode começar indo a praias mais próximas, como a de Jacarecica (6 km), a de Guaxuma (10 km) ou a da Sereia (14 km) (todas as três ao norte).

Praia do Francês


Lago Azul, Marechal Deodoro


volta na Lagoa Mundaú


Se não quiser ir à praia, você também pode combinar com alguns amigos e sair para alguns passeios já muito conhecidos pelos ciclistas da cidade, como a tradicional Volta na Lagoa Mundaú (em média 65 km), ou para conhecer lugares que você não tem oportunidade de conhecer quando se desloca de carro, como belíssimos rios, lagos e cachoeiras nos municípios vizinhos de Maceió.


travessia do Rio Camaragibe


cachoeira em São Luis do Quitunde


Não use a desculpa de que precisa do carro para levar a família ou para transportar alguns objetos. Há no mercado inúmeros modelos de cadeirinhas para crianças, bicicletas tandem (para duas ou mais pessoas) e mesmo adaptações criativas que você pode fazer para transportar objetos ou mesmo embarcações que você queira levar para a praia.




* Utilizamos como referência, para as distâncias, a Praça Gogó da Ema, no bairro da Ponta Verde.


Leia também:

- Conhecendo de bike a região de Maceió (AL)

- Maceió - volta na Lagoa Mundaú

- A Viagem do Elefante e outras viagens