Have an account?

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Desafio Intermodal e Dia Mundial Sem Carro de 2013


A terceira edição do Desafio Intermodal de Maceió será realizada no dia 17/09/2013.

O evento consiste em percorrer um trajeto pré-definido, na hora do rush, utilizando diversos modais diferentes, para ser feita uma avaliação comparativa entre o tempo gasto por cada um, levando também em consideração a eficiência energética, a poluição emitida e os custos financeiros.

A concentração será a partir das 6h30 e a largada às 7h15, em frente à sede do Ibama (na Gruta de Lourdes). A chegada será na Praça dos Martírios (no Centro), totalizando 5,4 km.

Para a realização do evento, precisamos de voluntários nas seguintes modalidades:

a) a pé (caminhada)
b) a pé (corrida)
c) bicicleta
d) motocicleta
e) automóvel
f) táxi
g) ônibus
h) integração ônibus + trem
i) integração bicicleta + trem
j) cadeira de rodas
k) skate
l) patins

Se você tiver interesse em participar, escreva para bicicletadademaceio@gmail.com informando nome completo, telefone e o modal que pretende utilizar. Informe todos os modais que você tem disponibilidade, para fazermos um remanejamento no caso de alguns modais serem mais procurados e outros menos. Portanto, precisamos de uma segunda ou terceira opção de cada participante.

Veja como foram as edições anteriores do Desafio Intermodal de Maceió: 2011 e 2012.

Você também pode conhecer um pouco mais sobre o Desafio Intermodal de outras cidades buscando no Google.

Participe!

Contamos com sua colaboração!

_________________________________________



No domingo que antecede o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, haverá um piquenique no Parque Gonçalves Lêdo, a partir das 9 h da manhã. A ideia surgiu de discussão iniciada no grupo DIREITOS URBANOS | Maceió, do Facebook, motivada por este vídeo. O intuito é o de ocupar os espaços que se encontram abandonados ou com pouco uso pela população, mas que são essenciais ao convívio no meio urbano.


Sendo assim, convide seus amigos, família, grupos, etc! Todos são livres para levar o que quiser e realizar qualquer atividade que acharem legal para o momento (violão, oficinas, stencil, slack, patins, skate, bicicleta...), ou só ir pra curtir mesmo!

Este evento não é aleatório, não está isolado, trata-se de um pontapé inicial para que possamos desenvolver um movimento urbano, que vise justamente a ocupação dos espaços públicos com a finalidade de discutirmos e vivermos o futuro que queremos para a nossa cidade.

No dia 22/09, acontecerá mais uma edição do Dia Mundial Sem Carro. A Prefeitura de Maceió planeja realizar um passeio ciclístico partindo da sede da Polícia Rodoviária Federal - PRF, no cruzamento das rodovias BR-104 e BR-316, com destino à Praça Centenário, no bairro do Farol, onde haverá interrupção do trânsito de automóveis para a realização de atividades lúdicas.

Para quem nunca ouviu falar no Dia Mundial Sem Carro, trata-se de uma iniciativa que surgiu na cidade de La Rochelle, na França, em 1998, e espalhou-se por outras cidades europeias e de todo o mundo. A cada ano, mais cidades aderem ao Dia Mundial Sem Carro.

O objetivo da data é incentivar os motoristas a deixarem o carro em casa por pelo menos um dia no ano, com o intuito de provocar a reflexão sobre a dependência que nós (e nossas cidades) temos do automóvel. Com isso, deve-se buscar alternativas, como o transporte coletivo, a bicicleta ou o próprio caminhar, para então observar como nossa cidade seria mais agradável se mais pessoas aderissem à essa iniciativa também em outros dias do ano.

Caso você não consiga deixar o carro em casa num único dia do ano, reflita sobre a sua dependência do automóvel. Essa foi uma escolha sua ou de pessoas que estão enriquecendo bastante à custa da degradação de nossas cidades?


"se esses idiotas fossem de ônibus, eu já poderia estar em casa"

 
Veja um resumo das edições de 2010, 2011 e 2012 do Dia Mundial Sem Carro.

Participe!

Tente se libertar do carro por pelo menos um dia no ano!