Have an account?

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vagas de carro se transformarão em áreas de convivência em SP

Parklet em Oakland, EUA Parklet em Oakland, EUA

por Romullo Baratto

Entre os dias 15 e 18 de agosto, duas vagas da Zona Azul de São Paulo serão transformadas em áreas de convivência semelhantes a pequenas praças, inspiradas nos “parklets” americanos. Serão ocupadas duas vagas em diferentes locais da cidade, uma na rua Amauri, no bairro Itaim Bibi, e outra na rua Maria Antônia, em Higienópolis.

 Os idealizadores do projeto, do Instituto Mobilidade Verde, preferem o nome “zona verde”, em contraponto à Zona Azul do sistema de estacionamento. As mini-praças serão equipadas com bancos, estacionamentos de bicicletas, vegetação e iluminação através de energia solar. Todos os materiais utilizados no projeto são certificados.

O local onde comumente pára o carro se transformará em um lugar de encontro e trocas entre pessoas, provocando um debate sobre o uso dos espaços da cidade, ditos públicos.


Em outubro haverá uma segunda etapa do projeto, com zonas verdes espalhadas por 20 pontos da cidade durante um mês inteiro, fazendo parte da Bienal de Arquitetura. Segundo o grupo, o objetivo é que, se a resposta do público for positiva, a criação destes espaços passe a ser uma política da própria administração.

Esta é a espécie de iniciativa de curto prazo que, para um olhar superficial, pode significar apenas uma provocação e “menos duas vagas”, entretanto, além dos benefícios aos pedestres e ciclistas - que dispõem de um local confortável para se sentar e se reunir -, ela aumenta o movimento do comércio circundante, já que as pessoas consomem mais quando há um lugar para descansar em segurança, segundo uma pesquisa sobre intervenções semelhantes realizadas e Nova Iorque.

Os responsáveis pela iniciativa são José Marton, Vanessa Espínola, Pedro Useche, Paulo Alves, SuperLimão Studio e André Cruz, ligados ao grupo Design OK, e Helena Camargo e Guilherme Ortenblad.

Fonte: archdaily

Veja mais detalhes em mobilize.org