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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Reunião na SMTT


Aconteceu na manhã de hoje (01), no auditório da SMTT, a reunião para debater a implantação de infraestrutura cicloviária (IC) em Maceió. A reunião foi agendada pelo promotor Max Martins como encaminhamento da última ocorrida no Ministério Público Estadual (MPE) e com o objetivo de realizar um debate entre SMTT e usuários de bicicleta que pudesse elaborar propostas de intervenções na cidade.

Participaram da reunião, além dos usuários de bicicleta que vinham participando das reuniões no MPE e representantes da SEMPLA, diversos servidores da SMTT. Conforme informado, a segunda-feira é o dia no qual realizam-se “reuniões técnicas” da SMTT e, portanto, foi aproveitado este momento para o debate sobre IC.


Sendo conduzida pela SMTT, a reunião teve início às 10h com a apresentação do Assessor Especial de Trânsito da SMTT, Sr. José Moura, demonstrando em imagem do Google Earth as intenções de construção de IC em Maceió.


Em seguida, a representante da SEMPLA, Sra. Patrícia Pradines, expôs a apresentação em Power Point que fora vista pelos ciclistas na última reunião ocorrida no MPE. Ao final da apresentação, o Sr. José Moura sugeriu que fosse elaborado um mapa sobrepondo as propostas apresentadas pela SEMPLA e as apresentadas pela SMTT. Tal fato nos causou estranheza pois, ao que pareceu, as secretarias do município não trabalham em conjunto.

José Moura também levantou a possibilidade de serem realizadas outras reuniões entre SMTT e usuários de bicicleta, já que o assunto não se esgotaria numa única reunião. Expusemos nossa preocupação em estender o assunto por diversas reuniões e terminarmos perdendo o foco da questão. Também demonstramos a preocupação do promotor Max Martins com a objetividade quando sugeriu esta reunião entre SMTT e usuários de bicicleta, para que saíssem dali propostas concretas de intervenção na cidade e que pudessem embasar a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta entre SMTT e MPE.

Argumentamos também sobre a impossibilidade de realização de reuniões no horário da manhã, já que não poderíamos ausentarmo-nos do nosso trabalho com frequência. Sugerimos então que as reuniões fossem realizadas no período noturno.

Também explicamos que, mais importante do que a elaboração de um mapa de intenções seria a definição de um cronograma de intervenções físicas que coloquem em prática essas intenções. Sugerimos que, após a elaboração do mapa, elegêssemos um (ou mais) critério(s) para nortear a intervenção da Prefeitura no sistema viário. Apresentamos como proposta de ponto de partida para intervenção:

a) vias com maior fluxo de bicicletas (conforme contagem da Prefeitura);
b) vias com maior número de acidentes envolvendo ciclistas;
c) vias que vêm sofrendo intervenção da SMTT (ex: Av. Jatiúca, Comendador Leão, Deputado José Lages);
d) ...

Foi sugerido que nós apresentássemos uma proposta de malha cicloviária para a cidade que seria analisada pela Prefeitura e, posteriormente apresentada na reunião no MPE.


De repente, por volta das 11h15, sem que alguém desse a reunião por encerrada, o auditório começou a se esvaziar.


O Superintendente da SMTT, Sr. José Pinto de Luna, compareceu ao auditório e teve uma conversa informal com os que ali ainda se encontravam. Luna expôs sua intenção em ter um representante dos usuários de bicicleta no Conselho Municipal de Transporte. Também informou que o Prof. Antônio Facchinetti fará parte, como ouvinte, enquanto não consegue incluir efetivamente esta representação.

Leia também:

- SMTT discute futura malha cicloviária, por Ascom SMTT


E também:

- 3ª reunião no Ministério Público

- 2ª reunião no Ministério Público

- 1ª reunião no Ministério Público