Have an account?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

3ª reunião no Ministério Público


Aconteceu, na última segunda-feira (25), no auditório do Ministério Público Estadual, a terceira reunião para tratar da construção de infraestrutura cicloviária na cidade de Maceió. A reunião teve início com a composição da mesa, onde foram convidados representantes dos ciclistas e da Câmara Municipal de Maceió.



Em seguida, o promotor Max Martins convidou o Sr. Gildo Santana, assessor da vereadora Fátima Santiago, para apresentar o Projeto de Lei nº 70 de 2010, que “dispõe sobre o Sistema Cicloviário no âmbito do município de Maceió” de autoria desta vereadora.


Após a apresentação, o promotor convidou as técnicas da Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLA, Dione Pereira e Patrícia Pradines, para fazerem a exposição dos resultados do Plano de Mobilidade Urbana de Maceió referente ao transporte não motorizado.


Durante a apresentação, foram demonstradas as contagens volumétricas da circulação de bicicletas em diversos pontos da cidade. Chamou bastante a atenção dos presentes os elevados números obtidos na Av. Gustavo Paiva, onde foi levantada a contagem de mais de 2.000 ciclistas por hora, e da Av. Siqueira Campos, onde a proporção da contagem de bicicletas e automóveis chega a um para um.


Ao final da apresentação, o representante da SMTT, Sr. José Moura, informou aos presentes que a SMTT encaminhou ao Governo Federal o projeto de construção de ciclovia na Av. Fernandes Lima no último mês de maio e que, provavelmente, em agosto, será apresentado na Casa Civil para ser incluído no PAC da Mobilidade.


Com a fala, a vereadora Heloísa Helena argumentou que acha constrangedor que tenhamos que estar no Ministério Público discutindo algo que é obrigação da Prefeitura [permitir o trânsito seguro de ciclistas pela cidade], mas que os trabalhadores estão morrendo no trânsito e é preciso achar uma solução de curto e longo prazo.


Como as soluções propostas para longo prazo apresentadas pelo Plano de Mobilidade demandam aprovações no orçamento e grande burocracia, os participantes da Bicicletada de Maceió apresentaram soluções mais imediatas para as ruas que estão sofrendo intervenção da SMTT.

A proposta dos participantes da Bicicletada de Maceió é que, toda vez que uma via da cidade venha a receber alguma intervenção da SMTT, como foi o caso da Av. Jatiúca, a bicicleta seja levada em consideração na delimitação dos espaços. Na última reunião, os integrantes da Bicicletada de Maceió cobraram do superintendente Pinto de Luna uma posição sobre o processo no qual sugerem uma ciclovia bidirecional na Av. Jatiúca. O superintende argumentou que as mudanças já foram assimiladas pelos motoristas e, agora, não seria mais possível incluir uma ciclovia naquela avenida.

Então, como tem sido veiculado na mídia que a SMTT pretende realizar mudanças nos sentidos de algumas ruas do bairro do Poço, tornando, por exemplo, a Av. Comendador Leão mão única, os integrantes da Bicicletada de Maceió resolveram se antecipar e apresentaram uma sugestão semelhante àquela apresentada para a Av. Jatiúca.


Tal proposta está embasada em estudo apresentado pelo Worldwatch Institute, já apresentado neste blog e que demonstra que o automóvel é o veículo menos eficiente para o meio urbano, mas que mesmo assim continua a ser privilegiado pelas ações da Prefeitura de Maceió.

Em seguida, os representantes da Associação Alagoana de Ciclismo – AAC sugeriram que sejam convidados para a próxima reunião: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, para tratar da não construção da ciclovia da Av. Menino Marcelo, bem como o Departamento de Estradas e Rodagem – DER e o Instituto do Meio Ambiente – IMA, para tratar da necessidade de ciclovia na duplicação da rodovia AL-101 Sul.


Para finalizar, o promotor Max Martins marcou duas reuniões intermediárias e uma terceira onde serão apresentados os resultados. Ficaram agendadas as seguintes reuniões:

- 01/08/2011 – 9h na SMTT – com a participação de ciclistas e técnicos do órgão para a definição de um cronograma e Plano de Ação por parte da Prefeitura para execução da infraestrutura cicloviária em curto, médio e longo prazo;

- 12/08/2011
– 9h no MPE – com a participação do DER e DNIT para tratar das ciclovias da Av. Menino Marcelo e da duplicação da rodovia AL-101 Sul, sendo aberta a quem quiser participar;

- 29/08/2011
– 9h30 no MPE – com a participação de todos os presentes na reunião do dia 25/07/2011 e nas reuniões subsequentes para dar encaminhamento aos resultados das duas reuniões intermediárias. Esta também aberta a toda a população.

_______________________________________


Na noite do dia 26/07/2011, cerca de 100 ciclistas saíram do Corredor Vera Arruda em direção à Av. Menino Marcelo onde, no último dia 16, a Sra. Adriana da Silva trafegava com sua bicicleta e fora atropelada e morta após a colisão de dois automóveis. Em forma de protesto, os ciclistas bloquearam a via e deitaram no asfalto por cerca de dois minutos.


_______________________________________

Leia também:

- 2ª reunião no Ministério Público

- 1ª reunião no Ministério Público


_______________________________________

Outras notícias referentes ao tema:

- Ciclistas querem ciclofaixa na Avenida Fernandes Lima, em O Jornal: na web ou impresso

- MP realiza hoje mais uma reunião para discutir a implantação de ciclovias em Maceió, em Tv Pajuçara

- Ministério Público discute criação de ciclovias como garantia de segurança, em Tv Gazeta

- Ciclistas vão ao MPE e pedem implantação de ciclovias em Maceió, em Tudo Na Hora

- Ciclistas vão ao MPE para pedir a implantação de ciclovias em Maceió, em TV Pajuçara

- Ciclistas vão às ruas em protesto para pedir punição de motorista, em Tudo Na Hora

- Ciclistas pedalam 10km em protesto a atropelamento de jovem na Serraria, em Gazetaweb

- Ciclistas bloqueiam cruzamento na Serraria em protesto ao atropelamento de jovem, em Tribuna Hoje

- Golf bate em Palio na Via Expressa e mata jovem ciclista que ia ao trabalho, em Tribuna Hoje

- Direito às Ciclovias, por Heloísa Helena

- Caderno Maré, em Gazeta de Alagoas