Have an account?

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Desafio Intermodal e Dia Mundial Sem Carro


Na próxima terça-feira (20/09/2011), realizaremos o primeiro Desafio Intermodal de Maceió. A iniciativa já acontece há vários anos em diversas cidades brasileiras e, este ano, chegou a Maceió.

O evento consiste em percorrer um trajeto pré-definido, na hora do rush, utilizando diversos modais diferentes, para ser feita uma avaliação comparativa entre o tempo gasto por cada um, levando também em consideração a eficiência energética e a poluição emitida.

A largada será às 7h30, na porta do Ibama (na Gruta de Lourdes). A chegada será na Praça dos Martírios (no Centro). Nessa primeira edição, serão contabilizados os seguintes modais:

a) a pé b) bicicleta c) motocicleta d) automóvel e) táxi f) ônibus

Para a realização do evento, precisamos de voluntários. Se você tiver interesse em participar, escreva para bicicletadademaceio@gmail.com informando nome completo, telefone e o modal que você pretende utilizar.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o Desafio Intermodal de outras cidades buscando no Google.

Participe!

Contamos com sua colaboração!


___________________________________________________



Na quinta-feira (22/09/2011), acontecerá mais uma edição do Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa que surgiu na cidade de La Rochelle, na França, em 1998, espalhou-se por outras cidades europeias e de todo o mundo. A cada ano, mais cidades aderem ao Dia Mundial Sem Carro.

O objetivo da data é incentivar os motoristas a deixarem o carro em casa por pelo menos um dia no ano, com o intuito de provocar a reflexão sobre a dependência que nós (e nossas cidades) temos do automóvel. Com isso, deve-se buscar outras alternativas, como o transporte coletivo, a bicicleta ou o próprio caminhar, para então observar como nossa cidade seria mais agradável se mais pessoas aderissem à essa iniciativa também em outros dias do ano.


"se esses idiotas fossem de ônibus, eu já poderia estar em casa"


Para lembrar a data, nós, da Bicicletada de Maceió, pretendemos realizar uma panfletagem na Praça Centenário, a partir das 6 h da manhã. De lá, seguiremos de bicicleta para os eventos que serão desenvolvidos pela Prefeitura de Maceió, na rua Cincinato Pinto, e pelo Governo do Estado, na orla marítima.

Veja um resumo da edição de 2010 do Dia Mundial Sem Carro.

Participe!

Tente se libertar do carro por pelo menos um dia no ano!