Have an account?

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Troque seu carro por um passe vitalício no transporte público


Em um esforço para promover seu novo sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), reduzir os congestionamentos e a poluição do ar, a cidade de Murcia, na Espanha, está oferecendo passe gratuito vitalício em seu sistema de transporte público para os cidadãos que abrirem mão de seus carros. A campanha, “Mejor en Tranvía”, é uma iniciativa para encorajar o uso do transporte público da cidade.

O sistema VLT de Murcia, o Tranvía, em funcionamento desde maio, é uma linha de 18km de transporte elétrico de superfície. Embora há pouco tempo aberto ao público, o sistema está em teste desde 2007. Atualmente, apenas uma linha está completa, com mais três em construção. Em uma cidade com população de 440.000 pessoas altamente dependentes dos veículos particulares, o VLT será muito útil, principalmente para aqueles que moram no entorno das linhas, afirma a Time Magazine.

O passe vitalício de transporte público é o primeiro passo da campanha de Murcia para reduzir o número de motoristas na cidade. Depois de recolher veículos livres de dívidas e em funcionamento, a cidade passou para o segundo passo: desmontar os carros recolhidos para fazê-los “desaparecer”.

“Mais especificamente, para cada comentário enviado via Facebook ou Twiiter, os mecânicos de Murcia retiram uma peça de um dos carros da nova coleção veicular da cidade, até mesmo com reprodução ao vivo via webcam para todos verem”, explica o site Springwise.

A peça final na campanha publicitária de Murcia foi mostrar a dificuldade que é estacionar no centro. De uma forma bem-humorada, a cidade colocou carros em vagas impossíveis para demonstrar quão ridículo o trânsito da cidade se tornou.

Uma forma pouco convencional e impactante de comunicar: para incentivar o uso do transporte público, a cidade de Murcia, na Espanha, colocou carros em vagas impossíveis de estacionar, demonstrando a dificuldade de estacionar na cidade. (Foto: Mejor em Tranvía)


Para complementar a campanha, a cidade também criou videoclipes curtinhos promovendo a troca dos carros pelo passe de transporte público, e destacando as desvantagens do uso de veículos privados.

Você trocaria seu carro por um passe vitalício de transporte público?

Fonte: TheCityFixBrasil