Have an account?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

E se fosse sua perna?

Na manhã de hoje, o semáforo que permite a travessia de pedestres em cima do viaduto Aprígio Vilela acordou mais inclinado que a Torre de Pisa. Segundo informações do portal Tudo Na Hora, tal fato foi ocasionado por “um carro de cor cinza”.

O local onde o carro atingiu o poste é o ponto de encontro dos integrantes da Bicicletada de Maceió que, por diversas vezes, já escaparam de ser atropelados por motoristas que acreditam que as ruas da cidade são pistas de Fórmula 1 e fazem aquela curva em alta velocidade. As marcas de pneus de carros que “sobram” nas curvas comprovam o que se diz aqui.

Por coincidência, o Bom Dia Brasil de hoje mostrou uma reportagem sobre as medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura de Nova York para reduzir os acidentes de trânsito na capital do mundo. Segundo a matéria, “enquanto houver uma morte, há muito que melhorar”.



Entre as medidas estão a redução da velocidade dos veículos e o redesenho de cruzamentos. Quando se fala em redesenho de vias em Maceió, a intenção não é a de reduzir a velocidade dos veículos, mas aumentar. A segurança de pedestres está em segundo plano. Em primeiro, vem a tão sonhada e idolatrada “fluidez” do trânsito. Em outra postagem, já discutimos sobre a ineficácia das intervenções que vêm sendo buscadas em Maceió.

A imagem abaixo foi divulgada pela SMTT, na época da inauguração do viaduto Aprígio Vilela, para explicar aos motoristas como seria o funcionamento dos fluxos dos carros. A prioridade aos veículos é clara. A desconsideração com o pedestre também.


Para não fugirmos do assunto, queremos apenas dizer que os bondes possibilitam uma segurança muito maior aos transeuntes. É extremante raro ouvir um caso de um bonde que descarrilou e matou alguém. Por outro lado, um motorista que “perdeu o controle” do volante já é algo banal. Em vez um profissional muito bem treinado e um veículo preso aos trilhos, preferimos uma cidade com milhares de motoristas irresponsáveis, inconsequentes e que se acham pilotos de corrida.

Por enquanto, torça para a sua perna não estar no caminho deles.
-
03/09/2010 - De novo... com um pouco mais de violência.

0 comentários:

Postar um comentário