Have an account?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Carros comunitários em Barcelona

AAAAComo forma de reduzir a circulação de carros em seu centro urbano, bem como incentivar o uso do transporte coletivo pela população, a prefeitura de Barcelona lançou em 2007 o carsharing avancar. Trata-se de um atrativo serviço público de carro "comunitário", a fim de promover também para o futuro um consumo sustentável de energia menos poluente de combustíveis. A ideia foi inspirada em grupos criados na Suíça e Alemanha nos anos 80, que compravam veículos em conjunto para ratear as despesas.
AAAAO projeto funciona quase como o sistema de bicicletas públicas. Paga-se uma acessível anuidade para ser "sócio". E para ter acesso às carangas comunitárias, desponíveis em vários tamanhos e modelos, é preciso fazer reserva via telefone ou web. Depois, é só retirar o carro em um dos pontos do "carshare" e, ao final do mês, pagar as tarifas referentes ao período de empréstimo do veículo. O valor inclui a quantidade de horas de utilização, acrescido de um custo por quilometragem.
AAAAAlém de preservar o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida com menos trânsito e CO² nas ruas, o serviço pode ser até bem vantajoso financeiramente ao cidadão. Pois, segundo cálculos da prefeitura de Barcelona, para uma pessoa que roda 2.500 a 7.500 quilômetros por ano, a economia com o carro comunitário chega a 57% em relação aos gastos anuais com o carro próprio. O motorista poupará recursos com impostos, estacionamento, seguro e manutenção periódica da sua caranga particular. Assim, o usúario é estimulado a usufruir normalmente do eficiente transporte público da cidade (metrô, ônibus e bicicleta) e só acionará o carro comunitário, quando precisar fazer algo mais esporádico.
AAAAEm Barcelona, o carsharing está acessével em 40 pontos da metrópole e com uma frota de mais de 100 carros. O usuário sempre retira e devolve o veículo em um estacionamento já incluso no preço do serviço. Aliáis, há vagas exclusivas nas ruas para os carros comunitários. Outro benefício do projeto é um bilhete de transpoorte urbano mensal, com descontos para os membros do clube. Aí sim, é vantagem demais!

Leia mais sobre o assunto.

E conheça o compartilhamento de carros de Estocolmo, na Suécia:


0 comentários:

Postar um comentário