Have an account?

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Preparativos para o DMSC 2012 (2)


Aconteceu, na manhã de hoje (12), a segunda reunião para tratar da organização do Dia Mundial Sem Carro – DMSC e da Semana Nacional de Trânsito - SNT de 2012. A reunião ocorreu no auditório do Detran, sob a coordenação de Renan Silva, que trabalha  na Coordenadoria de Segurança do Trânsito do órgão.

Participaram da reunião representantes do Departamento Estadual de Trânsito - Detran, Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/AL, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Secretaria de Estado da Saúde – SESAU, Associação Alagoana de Ciclismo – AAC, Bicicletada de Maceió, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT e Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN.

Tendo início a reunião, Renan Silva convidou o Sr. Antônio Facchinetti, representante da  Associação Alagoana de Ciclismo – AAC, para conduzir os trabalhos. Facchinetti fez um relato das edições anteriores do DMSC e da participação dos órgãos públicos.

Em seguida, os representantes dos diversos órgãos apresentaram as atividades que cada um pretende desenvolver durante a SNT. Renan Silva sugeriu que todas as atividades convergissem num grande evento organizado durante toda a SNT. Isadora Padilha, vice-presidente do IAB/AL, montou um calendário para melhor organizar as datas das atividades a serem desenvolvidas.


Foi sugerido que a Associação Alagoana de Ciclismo – AAC, proponente da reunião, busque parcerias para realizar o evento denominado Fórum Estadual sobre Mobilidade Urbana, que congregará todas as atividades da SNT.

Veja um relato da primeira reunião:

- Preparativos para o DMSC 2012 (1ª reunião)


______________________________________________

 


Ao final da reunião, parte dos presentes se dedicou a discutir propostas a serem apresentadas na Audiência Pública para tratar da licitação do transporte coletivo de Maceió. A Audiência, que ocorrerá na próxima quarta-feira (18/07/2012), terá início às 8h e acontecerá no auditório da Escola de Governo, no 2º andar do edifício da Procuradoria Geral do Município de Maceió, na rua Pedro Monteiro, nº 291.


Se pretender ir de bicicleta, saiba de antemão que o edifício da PGE, apesar de ter cerca de seis a sete vagas para automóveis, não possui bicicletário, nem paraciclo. Segundo informou o guarda municipal que faz a segurança do edifício, é permitido deixar as bicicletas amarradas ao poste ou no local onde pode ser vista uma motocicleta na imagem acima.

Veja aqui um relato da última Audiência Pública que tratou da licitação do transporte coletivo de Maceió, ocorrida há pouco mais de um ano, em 08/07/2011.

Não deixe de participar! Esta é uma das poucas oportunidades dadas à população de expor suas queixas e anseios sobre esse problema histórico da cidade, em que entra gestor e sai gestor e continua ruim. Se você se considera escravo do automóvel por achar que o transporte coletivo de Maceió não atende as suas necessidades, a hora de falar é agora. Participe!