Have an account?

sábado, 28 de abril de 2012

47ª Bicicletada de Maceió



Na noite de ontem (27), nos reunimos no tradicional ponto de encontro da Bicicletada de Maceió, em frente à Faculdade SEUNE. De lá, seguimos pela Av. Fernandes Lima, passando também pela Av. Rotary, em direção ao bairro do Barro Duro. Como de costume, ocupamos a faixa central da Av. Fernandes Lima, deixando a faixa da direita para os ônibus e a da esquerda para os carros.


Na Bicicletada do mês passado, também estivemos no Barro Duro. Tínhamos o intuito de conhecer de perto as modificações recentemente realizadas no trânsito da região. No resumo da última Bicicletada que postamos aqui no blog, apresentamos algumas falhas que constatamos na ciclovia da Av. Márcio Canuto e na ciclofaixa da Av. Juca Sampaio, dentre elas, deficiências na sinalização.


Uma das falhas apontada por nós tratava da inexistência de sinalização horizontal na saída da rua Alba Mendes, onde os veículos esperam o momento de acessar a Av. Márcio Canuto parados em cima da ciclovia. Mostramos uma imagem do Manual de Sinalização Horizontal do Denatran (páginas 49 e 50), que especifica como deve ser a sinalização, tanto para ciclovia, como para ciclofaixa.


Não citamos no blog, mas a situação se repete na saída da rua Lucilo Simões de Souza, em algumas ruas nas proximidades do Fórum e na continuação da Av. Menino Marcelo que vai encontrar com a rua Lucilo Simões de Souza.   
Mostramos também que os semáforos que permitem a travessia de pedestres na Av. Juca Sampaio não possuem foco direcionado para os ciclistas, o que poderia ocasionar um atropelamento acidental de um pedestre, já que o ciclista não teria como saber o momento que o semáforo ficou vermelho, quando este vem no sentido contrário da ciclofaixa, já que a mesma é bidirecional.


Passou-se um mês e vimos a quantidade de placas R-34 aumentar. Foram colocadas praticamente poste sim, poste não, em todo o percurso da ciclofaixa da Av. Juca Sampaio. Contudo, não vimos a implantação da sinalização horizontal que citamos, nem a instalação de foco de semáforo direcionado às bicicletas.

Parece que a tragédia estava anunciada. A lentidão e/ou omissão do poder público municipal fez mais uma vítima no trânsito. Na última terça-feira, o Sr. José Afrânio Filho foi atropelado e morto por um ônibus quando seguia pela ciclofaixa da Av. Juca Sampaio. Segundo a versão apresentada nos sites de notícias, José Afrânio ia no sentido São Jorge / Rotary, quando foi atingido por um ônibus que saía da Av. Menino Marcelo em direção à rua Lucilo Simões.


Essa também foi a versão apresentada pela SMTT em entrevista a um site de notícias. Chegou a ser dito que o ciclista teria avançado o semáforo vermelho. Ora! Mas não há semáforo direcionado aos ciclistas, apenas aos carros. O que a SMTT teria dito se o ciclista estivesse seguindo no sentido contrário (Rotary / São Jorge) e que não teria chance de saber se o semáforo direcionado aos carros estava vermelho ou verde?


Para protestar contra o ocorrido, nos dirigimos ao local da morte de José Afrânio, onde marcamos de nos encontrar com cerca de dez ciclistas do grupo Carcarás de Trilha. Por algumas horas, pintamos no asfalto bicicletinhas e frases de protesto para alertar aos motoristas sobre a necessidade de haver maior respeito aos ciclistas.







  

Aos motoristas que passavam pelo local, também entregamos panfletos explicando as razões de nosso protesto. Muitos se mostravam favoráveis à nossa reivindicação e diziam palavras de apoio. Dois agentes da SMTT acompanharam toda a manifestação, que aconteceu de maneira pacífica e deixou registrada no asfalto a nossa indignação.


Concluímos essa postagem dizendo o mesmo que dissemos no mês passado. Consideramos a implantação de ciclovias / ciclofaixas, mesmo que lentamente, um grande avanço para a cidade. Porém, se não houver melhorias na sinalização, bem como campanhas educativas constantes, alertando aos motoristas sobre essa “novidade”, outros ciclistas perderão suas vidas num espaço que tem justamente o objetivo oposto, de dar-lhes segurança. E nós, ciclistas, não queremos ter de pintar novamente bicicletinhas no chão da Av. Juca Sampaio. Já basta, não é?

___________________________________

Leia também:


0 comentários:

Postar um comentário