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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Notícias da semana










Na última notícia, um comentário nos chamou a atenção:


Reparem q a cena é sempre a mesma, "o errado bateu no ônibus q tava certo e morreu" o motorista ainda tentou ñ matá-lo, mas matou. Agora entrem num ônibus e escutem as palavras dos motoristas, muitos dizem: "comigo eu boto por cima quem quiser q saia da frente" eu mesmo já escutei muitas frases.
Andre - 03/08/2011 10h55


Sabemos que não podemos generalizar e dizer que todos os motoristas de ônibus pensam dessa maneira, mas essa frase não lhe soa familiar?

Em nossas bicicletas, conseguimos desenvolver uma velocidade média de 15 a 20 km/h. Uma velocidade tranquila que permite o convívio harmônico com os pedestres e nos dá condição de parar a bicicleta instantaneamente em qualquer sinal de perigo.

Com trânsito livre, a velocidade média de um ônibus se assemelha à de uma bicicleta. Por isso, os ônibus são recomendados para as distâncias mais longas, em corredores exclusivos, enquanto a bicicleta consegue suprir a escala do bairro.

Na última reunião que tivemos na SMTT, escutamos um técnico dizer que o computador de bordo do seu carro informa sempre sua velocidade média próxima dos 25 km/h. Não é que o carro ande na mesma velocidade da bicicleta. Ele atinge picos (mortíferos) de 60 ou 80 km/h (em locais habitados por pessoas), mas como fica muito tempo parado nos congestionamentos, sua velocidade média fica bem distante dos seus picos.

É por isso que, em curtas distâncias (até 6 km), a bicicleta chega a ser mais rápida que o carro, já que, na bicicleta, não ficamos presos em congestionamentos e nossa velocidade é quase constante.

Ao que nos parece, quando os motoristas não estão presos nos congestionamentos, estão desesperados correndo para tirar o atraso. E é nesse momento onde acontecem os "acidentes".

Enquanto não tivermos investimentos concretos para a melhoria do transporte coletivo e do uso da bicicleta na cidade, veremos apenas esses paliativos (viadutos, alargamento de vias, etc) sempre apresentados pela Prefeitura, com o objetivo de "desafogar" o trânsito, ou como gostam de falar: "permitir a fluidez do trânsito", que podemos traduzir por "manter os carros se deslocando em alta velocidade".


Essas são apenas algumas notícias da semana...

... e a semana ainda nem terminou!

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