Have an account?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Berna

As imagens foram recebidas do colaborador da Bicicletada de Maceió, Junior Damasceno. Uma amiga sua que está morando em Berna, por saber do seu interesse pela bicicleta, lhe enviou estas belas imagens da importância que este veículo tem por lá, com direito a espaço exclusivo para sua circulação e semáforos próprios para ela.

Quem observar bem a primeira imagem, verá um corte retangular no asfalto que, provavelmente, trata-se de um sensor que faz o semáforo dos carros ficar vermelho para que as bicicletas consigam virar à esquerda.


Berna é a capital da Suíça, país que tem o 7º maior PIB per capta do mundo (o Brasil é o 70º) e onde a bicicleta é extremamente utilizada como meio de transporte, independente da classe social dos indivíduos. Enquanto isso, em terras tupiniquins, continuamos vendo a bicicleta como o transporte dos menos favorecidos e sonhamos com os carros que os europeus cotinuam tentando nos vender, já que lá não são tão desejados como aqui.

Como disse o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano:

"Estamos submetidos à ditadura do automóvel. Não existe pior colonialismo do que aquele que nos conquista o coração e nos apaga a razão”.



Para não ficarmos apenas com imagens estáticas, segue um video de Copenhague, capital da Dinamarca, que batalha para conseguir o título de "Capital Mundial da Bicicleta":

2 comentários:

Daniel Guimarães disse...

E ainda acham que evolução é construir viadutos... e as passarela, cadê? todo dia perco mais tempo esperando pra atravessar a Fernandes Lima do que no trajeto de bus pro trabalho.

Anônimo disse...

O maior beneficio é a infra estrutura que a cidade oferece, não uma cidade caótica cheia de carros pq vc tem um sistema de bus e trem que atende a populacao e a bike e uma aternativa, investir no uso da bike ai como um alternativa de transp nao daria certo sem mudar a infra estrutura da cidade, sem falar que as pessoas passam meses dentro de casa e no verao estou loucas para sairem por ai pedalando, enfim tem muitas coisas que se levar em consideracao, inclusive o clima, uma proposta de mudanca deve ser levada para a area de lazer e saúde, pq no calor de matar de maceio quem quer chegar no trab pingando de suor?...

Valéria

Postar um comentário