Quem observar bem a primeira imagem, verá um corte retangular no asfalto que, provavelmente, trata-se de um sensor que faz o semáforo dos carros ficar vermelho para que as bicicletas consigam virar à esquerda.
Berna é a capital da Suíça, país que tem o 7º maior PIB per capta do mundo (o Brasil é o 70º) e onde a bicicleta é extremamente utilizada como meio de transporte, independente da classe social dos indivíduos. Enquanto isso, em terras tupiniquins, continuamos vendo a bicicleta como o transporte dos menos favorecidos e sonhamos com os carros que os europeus cotinuam tentando nos vender, já que lá não são tão desejados como aqui.
Como disse o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano:
"Estamos submetidos à ditadura do automóvel. Não existe pior colonialismo do que aquele que nos conquista o coração e nos apaga a razão”.
Para não ficarmos apenas com imagens estáticas, segue um video de Copenhague, capital da Dinamarca, que batalha para conseguir o título de "Capital Mundial da Bicicleta":
2 comentários:
E ainda acham que evolução é construir viadutos... e as passarela, cadê? todo dia perco mais tempo esperando pra atravessar a Fernandes Lima do que no trajeto de bus pro trabalho.
O maior beneficio é a infra estrutura que a cidade oferece, não uma cidade caótica cheia de carros pq vc tem um sistema de bus e trem que atende a populacao e a bike e uma aternativa, investir no uso da bike ai como um alternativa de transp nao daria certo sem mudar a infra estrutura da cidade, sem falar que as pessoas passam meses dentro de casa e no verao estou loucas para sairem por ai pedalando, enfim tem muitas coisas que se levar em consideracao, inclusive o clima, uma proposta de mudanca deve ser levada para a area de lazer e saúde, pq no calor de matar de maceio quem quer chegar no trab pingando de suor?...
Valéria
Postar um comentário