Have an account?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ciclista aposenta bicicleta de madeira, apos 27 anos e 1,2 milhões de quilômetros

Osvaldo de Souza, de 64 anos, rodou 11 Estados brasileiros e mais três países, e agora pretende escrever dois livros

Depois de percorrer Argentina, Paraguai, Chile e 11 Estados do Brasil em uma bicicleta de madeira, o ex-padeiro Osvaldo Soares de Souza, 64 anos, decidiu encostar sua companheira de estrada.

Na viagem de despedida, passou dois dias pela cidade de Governador Valadares (MG), onde procurou peças para sua engenhoca e pediu, à Câmara e à prefeitura, declarações para comprovar que esteve mesmo na cidade a bordo de sua MadeBike, construída por ele mesmo em 1982. Souza carrega consigo três pastas com fotos, recortes de jornais e declarações de autoridades de todas as cidades por onde passou de bicicleta.

- Muita gente não acredita que consiga rodar tanto com ela.

A bicicleta tem um diferencial: apenas com o giro dos pedais, gera energia para carregar o telefone celular e acender os faróis. Essa energia, segundo o ciclista, é gerada por uma peça chamada dínamo, com 20 watts de potência.

O sonho de rodar o mundo a bordo de uma bicicleta, contou Souza, o acompanha desde os 12 anos, quando diz que montou sozinho a primeira delas. Nascido em Jequié (BA), ele chegou a modelos mais complexos e começou a rodar o mundo. Em 1982, ele criou a primeira versão da MadeBike, exemplar com o qual visitou a Argentina e o Chile, no ano seguinte.

O viajante assegura que, usando duas diferentes bicicleta de madeira, rodou cerca de 1,2 milhão de quilômetros.

- Juntando todos os locais que já percorri, rodei cerca de 1,2 milhão de quilômetros em duas bicicletas. No total, foram 15.320 dias e 42 anos de minha vida pedalando. Passei minha vida nas estradas. Sou um solitário a bordo de uma bicicleta que eu mesmo inventei e construí. Tinha o sonho de conhecer a América do Sul e consegui realizá-lo sem pagar passagem.

Seu próximo desafio, conta, será condensar sua história em dois livros, que chamará de América do Sul em Bicicleta e Solitário do Pedal.

Fonte: Portal R7

0 comentários:

Postar um comentário