Have an account?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Calendario CicloBR

Como NUS sentimos

Pode parecer difícil e incoerente a associação do nu ao ato de pedalar, mas aqueles que pedalam todos os dias em qualquer metrópole do mundo conseguem captar com facilidade a mensagem que pretendemos passar.Enquanto os motoristas se sentem “protegidos” dentro das suas carruagens de metal, os ciclistas estão nus, sem nenhuma proteção, dependendo apenas da vontade dos motoristas em protegê-los ou não.

Chega a ser discrepante e incoerente a absurda quantia que a indústria automobilística investe para garantir a segurança dos seus clientes, sem importar a velocidade que eles se encontrem, criando verdadeiros tanques de guerra urbanos, onde quem está dentro está protegido, já quem vive fora da bolha...

Enquanto alguns comerciais automotivos exaltam e estimulam a velocidade de seus carros, pedestres e ciclistas perdem a vida diariamente em acidentes de trânsito, que só em São Paulo ceifam a vida de 1500 pessoas por ano. Desses apenas 18% dos mortos são motoristas e passageiros.

Pedalar nu é um ato de protesto que busca chamar a atenção da fragilidade do ciclista no trânsito, além de motivar a sociedade a debater o mal uso do carro nos centros urbanos. Esse ato é realizado anualmente em várias cidades ao redor do mundo na manifestação batizada como WNBR (World Naked Bike Ride). A história começou em Zaragoza na Espanha em 2002 e hoje acontece em mais de 200 cidades pelo mundo. No Brasil a primeira edição expressiva ocorreu em 2008, reunindo cerca de 500 ciclistas e teve até repercussão mundial.

Quando surgiu a idéia da criação do Calendário CicloBR, o ato de posar nu tomou conta dos envolvidos como um “inconsciente coletivo”. Naturalmente ficou decidido que todos os modelos posariam nus, o que motivou 20 voluntários a posarem pela causa. Dentre os modelos alguns ilustres anônimos cicloativistas que já realizaram diversas ações pela causa, além de alguns ciclistas já bastante conhecido no nosso meio, como a Jornalista Renata Falzoni, a ex jogadora de Volei Ida e a SubPrefeita Soninha Francine.

Esses 20 modelos motivaram a criação de 2 calendários mistos que serão lançados oficialmente no dia 28 de fevereiro de 2010, durante o Festival CicloBR. Particularidades: Todos os 20 modelos são ciclistas urbanos e doaram suas imagens para o Instituto CicloBR preparar o seu calendário. Todos os envolvidos no projeto, Fotógrafos, produção, arte-finalistas, todos são ciclistas e também trabalharam como voluntários no projeto abrindo mão de qualquer quantia.

Todos os valores arrecadados com a venda do Calendário serão revertidos para o Instituto CicloBR, que serão aplicados em projetos do Instituto e na manutenção do mesmo.Maiores informações sobre o calendário, mande um email para ciclobr@ciclobr.com.br.
Link das Fotos do Calendário

Fonte: Site do INSTITUTO CICLOBR

0 comentários:

Postar um comentário