Have an account?

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Governo convoca interessados em participar da PPP para construção do VLT


Edital foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), publicou nesta quinta-feira (26), a convocação de empresas interessadas em participar do programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) para o desenvolvimento, implantação, construção, manutenção, conservação, operação e gestão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Conforme o edital, as empresas interessadas têm 20 dias para formular seus pedidos de autorização junto ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas. Após a autorização concedida pelo Conselho, coordenado pela Seplande, as empresas terão o prazo máximo de 150 dias para a entrega dos projetos. As construtoras OAS e Queiroz Galvão, que se colocaram à disposição, já encaminharam suas solicitações.

Como participar

Os interessados em obter a autorização devem encaminhar seus requerimentos por escrito, considerando o disposto no art. 9º do Decreto Estadual nº 16.879/2011, endereçados à unidade de PPP instalada na sede da Seplande, localizada na Rua Cincinato Pinto, nº 503, no Centro.

Para conferir o edital de chamamento público e mais informações, os interessados podem acessar o seguinte endereço eletrônico: www.seplande.al.gov.br; enviar e-mails para ppp.al@seplande.al.gov.br, ou ligar para o (82) 3315 1572. Os pedidos devem ser encaminhados no período das 8h às 17h.

Projeto

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Maceió busca proporcionar a reorganização do transporte coletivo, integrando-o com as demais formas de locomoção.

O VLT vai oferecer aos passageiros um transporte moderno, com baixo impacto energético, que consome 2,6 vezes menos energia que os ônibus, representando um investimento com alta rentabilidade econômica.

Estão previstas a construção de 17 estações para o VLT, possibilitando o pagamento antes do embarque, fator que reduz o tempo de deslocamento e garante maior velocidade e, por conseguinte, a eficiência operacional do sistema.


Itinerário

O traçado do VLT da região metropolitana foi subdividido em quatro trechos, que totalizam 20,6 km de via permanente. O primeiro liga o Terminal Central até o Terminal Integrado da Praça do Centenário, onde se inicia o segundo trecho, que vai até a Estação Ibama, terminal que leva o usuário até o Tabuleiro do Martins, local de início do quarto trecho, finalizado no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

A estação central estará integrada com a Estação Maceió da CBTU, por meio de sistema de micro-ônibus.

Fonte: Gazetaweb

0 comentários:

Postar um comentário