O ano de 2011 foi bastante movimentado para os participantes da Bicicletada de Maceió, porém com poucas realizações concretas, pouco envolvimento da sociedade e algumas frustrações. Apresentamos abaixo um resumo, mês a mês, dos acontecimentos mais importantes para o movimento nesse ano que chega ao fim.

Começamos o ano sugerindo que as pessoas aproveitassem o verão de uma maneira mais saudável, conhecendo as belezas do estado de Alagoas utilizando a bicicleta. Na postagem intitulada “nesse verão, vá à praia de bicicleta”, apresentamos algumas paisagens muitas vezes acessíveis apenas de bicicleta. Se você não aproveitou as dicas em 2011, aproveite que o verão de 2012 já está aí!

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JANEIRO

Começamos o ano sugerindo que as pessoas aproveitassem o verão de uma maneira mais saudável, conhecendo as belezas do estado de Alagoas utilizando a bicicleta. Na postagem intitulada “nesse verão, vá à praia de bicicleta”, apresentamos algumas paisagens muitas vezes acessíveis apenas de bicicleta. Se você não aproveitou as dicas em 2011, aproveite que o verão de 2012 já está aí!

Participamos de uma reunião com o superintendente da SMTT, José Pinto de Luna, que chegara recentemente à SMTT. Naquela oportunidade, apresentamos a ideologia da Bicicletada e Luna se mostrou bastante antenado às novas ideias de Mobilidade Urbana. Segundo o jornalista Ricardo Mota, o superintendente Pinto de Luna deixará a SMTT dentro de poucos dias. Você, como cidadão maceioense, faça uma avaliação da gestão do Sr. Pinto de Luna na SMTT, durante todo o ano de 2011. Houve algum avanço da humanização do trânsito que pretendíamos naquele primeiro encontro?


Para fechar o mês, realizamos a primeira Bicicletada do ano, com uma expressiva participação dos ciclistas e uma curiosa abordagem dos agentes de trânsito da SMTT.

Demos continuidade à luta contra o terrível hábito do maceioense de estacionar automóveis sobre o espaço destinado aos pedestres, o passeio público. Mostramos inclusive uma foto da própria viatura da SMTT cometendo tal infração. O superintendente da SMTT publicou a foto em seu blog e, pouco tempo depois, substituiu as viaturas da SMTT, tentando desvencilhar a imagem daquele carro na calçada da sua nova gestão.

Também em fevereiro, enquanto brincávamos no Jaraguá Folia, no Bloco da Bicicleta, tivemos a triste notícia do “monstrorista” que atropelou dezenas de ciclistas em Porto Alegre, na realização da Bicicletada de lá. Como resposta, realizamos um protesto em solidariedade às vítimas de Porto Alegre.
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Em março, fizemos a divulgação do projeto apresentado por Natália Garcia e, no mesmo mês, tivemos a felicidade de anunciar o sucesso da aprovação de seu projeto, denominado “Cidades para Pessoas”.

Em abril, voltou à tona a discussão sobre a licitação do transporte coletivo de Maceió, que vem se arrastando desde 2007.
Também naquele mês, demonstramos que, quando a Prefeitura quer fazer algo, coloca um trator na rua. Mas, quando não quer, dá início a um Plano, como é o caso do Plano de Mobilidade dos Não Motorizados, iniciado em junho de 2008 e que atualmente encontra-se engavetado em algum órgão da Prefeitura.
Em maio, os motoristas ficaram indignados com o aumento do preço da gasolina, que chegou a atingir R$ 3,00. Para combater o aumento abusivo, diversos órgãos públicos realizaram um protesto na orla marítima de Maceió e nós nos fizemos presentes para questionar o porquê de não haver o mesmo envolvimento desses órgãos quando o assunto é referente à bicicleta, aos pedestres ou ao transporte coletivo.
No mesmo mês, a SMTT transformou a Avenida Jatiúca em sentido único e, até hoje, não apresentou qualquer solução para o trânsito de bicicletas no sentido contrário ao dos carros.
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O mês de junho iniciou com um dia de festa para os ciclistas: o tradicional passeio ciclístico do Instituto do Meio Ambiente – IMA.
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FEVEREIRO

Demos continuidade à luta contra o terrível hábito do maceioense de estacionar automóveis sobre o espaço destinado aos pedestres, o passeio público. Mostramos inclusive uma foto da própria viatura da SMTT cometendo tal infração. O superintendente da SMTT publicou a foto em seu blog e, pouco tempo depois, substituiu as viaturas da SMTT, tentando desvencilhar a imagem daquele carro na calçada da sua nova gestão.
Também em fevereiro, enquanto brincávamos no Jaraguá Folia, no Bloco da Bicicleta, tivemos a triste notícia do “monstrorista” que atropelou dezenas de ciclistas em Porto Alegre, na realização da Bicicletada de lá. Como resposta, realizamos um protesto em solidariedade às vítimas de Porto Alegre.
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MARÇO

Em março, fizemos a divulgação do projeto apresentado por Natália Garcia e, no mesmo mês, tivemos a felicidade de anunciar o sucesso da aprovação de seu projeto, denominado “Cidades para Pessoas”.
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ABRIL

Em abril, voltou à tona a discussão sobre a licitação do transporte coletivo de Maceió, que vem se arrastando desde 2007.
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MAIO
Em maio, os motoristas ficaram indignados com o aumento do preço da gasolina, que chegou a atingir R$ 3,00. Para combater o aumento abusivo, diversos órgãos públicos realizaram um protesto na orla marítima de Maceió e nós nos fizemos presentes para questionar o porquê de não haver o mesmo envolvimento desses órgãos quando o assunto é referente à bicicleta, aos pedestres ou ao transporte coletivo.
No mesmo mês, a SMTT transformou a Avenida Jatiúca em sentido único e, até hoje, não apresentou qualquer solução para o trânsito de bicicletas no sentido contrário ao dos carros.
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JUNHO
O mês de junho iniciou com um dia de festa para os ciclistas: o tradicional passeio ciclístico do Instituto do Meio Ambiente – IMA.
No mesmo mês, os participantes da Bicicletada de Maceió foram convidados pela vereadora Heloísa Helena a participarem da primeira, de um total de oito reuniões realizadas no Ministério Público Estadual.
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JULHO
Em julho, participamos da audiência pública para discutir a licitação do transporte coletivo de Maceió, onde expusemos algumas sugestões para melhorar o serviço em Maceió.

Na Bicicletada daquele mês, fomos chamados de baderneiros quando limpávamos a sujeira deixada pelos automóveis nas paredes do viaduto Washington Luís.

Na Bicicletada daquele mês, fomos chamados de baderneiros quando limpávamos a sujeira deixada pelos automóveis nas paredes do viaduto Washington Luís.
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AGOSTO
Participamos de reuniões na SMTT e no DNIT, dando continuidade à série de reuniões propostas pelo Ministério Público Estadual.


No final do mês, ficamos um pouco desanimados com a participação cada vez menor dos ciclistas na Bicicletada.

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SETEMBRO

Começamos o mês de setembro frustrados com a falta de resultados concretos depois de uma série de oito reuniões realizadas no Ministério Público Estadual.


Terminamos o mês bastante empolgados com a realização do 1º Desafio Intermodal de Maceió e de mais uma edição do Dia Mundial Sem Carro.

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OUTUBRO

Durante o mês de outubro, acompanhamos as discussões sobre a tentativa das empresas de ônibus em aumentar a tarifa dos coletivos. Aproveitamos para apresentar a proposta Tarifa Zero, algo bastante revolucionário para o nosso falido sistema “privado” de transporte coletivo.
O mês de novembro foi de poucas postagens no blog. Assistimos algumas críticas (01 - 02 - 03) realizadas por jornalistas locais ao insucesso da atual gestão da SMTT.
O mês de dezembro também foi de poucas postagens: apresentamos um vídeo que conta a história do surgimento das ciclovias holandesas; um passe vitalício de transporte coletivo, na cidade de Murcia, na Espanha, para o motorista que decidir abandonar seu carro; um relatório da ONU enfatizando a necessidade de sistemas de transporte coletivo para a melhoria da Mobilidade Urbana. Também mostramos um video apresentando a eficiência da bicicleta, ao ultrapassar 200 carros em menos de 5 minutos.
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NOVEMBRO
O mês de novembro foi de poucas postagens no blog. Assistimos algumas críticas (01 - 02 - 03) realizadas por jornalistas locais ao insucesso da atual gestão da SMTT.
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DEZEMBRO
O mês de dezembro também foi de poucas postagens: apresentamos um vídeo que conta a história do surgimento das ciclovias holandesas; um passe vitalício de transporte coletivo, na cidade de Murcia, na Espanha, para o motorista que decidir abandonar seu carro; um relatório da ONU enfatizando a necessidade de sistemas de transporte coletivo para a melhoria da Mobilidade Urbana. Também mostramos um video apresentando a eficiência da bicicleta, ao ultrapassar 200 carros em menos de 5 minutos.
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1 comentários:
Por mais que escassos sejam os resultados da nossa luta, precisamos continuar lutando! Esse grupo me dá orgulho. Em 2012, procurarei contribuir mais. Um abraço a todos, até sexta feira e feliz ano novo!
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